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                    CARTA DO PRESIDENTE

 

                          Relatório Responsabilidade SA 8000

                    Ano Base: 2008

 

 

 


Olá,

 

Novamente entro em contato com vocês publicando pela segunda vez o nosso Relatório de Responsabilidades Social do ano de 2008. Embora estejamos vivendo momentos de crise mundial muito séria, estamos conseguindo manter nossas metas na área social e de relacionamento com nossos colaboradores. A cada dia podemos ver o progresso nesta área, jamais devemos nos acomodar e continuo tendo certeza de que se cada um de nós cumprir com suas obrigações mais perto dos objetivos estaremos.

Teremos momentos difíceis pela frente, a magnitude desta crise ainda é desconhecida, apenas se sabe que é muito grande. Nosso país não é uma ilha, portanto seria impossível não sofrermos junto com o mundo.

O importante é sabermos que um dia a crise passa e mais forte sairá dela a empresa que tiver suas bases formadas por pessoas comprometidas alinhadas também à modernidade de equipamentos e instalações. E sempre, visar à ética, integridade, pro - atividade, qualidade, competências, responsabilidade e desenvolvimento sustentável. Lembrem-se que estes são nossos alicerces principais.

 

LAP Closeup VIVocê vai conhecer o nosso segundo indicador de desempenho social.

Nós procuramos fazer a nossa parte porque acreditamos que o futuro somente é construído pelo que fazemos agora.

 

                                              

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MENSAGEM DO REPRESENTANTE PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

                                 

Sabemos que este ano será um ano de muito trabalho, pois estaremos buscando a recertificação em nosso sistema de gestão integrado que inclui o sistema de responsabilidade social, além da crise mundial que resultará em ações adversas e em alguns casos até benéficas às indústrias do Pólo Industrial de Manaus.

Para as empresa que trabalham com um sistema de responsabilidade social esse é uma oportunidade, pois sabemos que o nosso papel principalmente neste momento é consolidar os fundamentos a cultura de responsabilidade social no modelo de Gestão da Empresa, em meio a recursos escassos e capital humano desestabilizado.

Nosso compromisso em manter e viabilizar melhorias ao sistema, envolvendo nossos colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros, com abrangência nas comunidades em que atuamos, continua.

Com o resultado dos nossos indicadores de desempenho, continuaremos nossa trilha rumo a uma história de respeito, atitude, eqüidade e comprometimento. Continuaremos cumprindo com competência o nosso papel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


POLÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

 

A Pastore da Amazônia S/A, situada no Pólo Industrial de Manaus, com processos automatizados para injeção, acabamento e montagem de peças técnicas em materiais termoplásticos, estabelece como política integrada da qualidade e meio ambiente:

 

ü   Atender as necessidades de seus clientes, buscando a melhoria contínua dos processos, produtos, serviços e de sua atuação socialmente responsável;

ü   Prevenir a poluição decorrente de suas atividades, controlando e monitorando seus resíduos;

ü   Implementar e manter um Sistema de Gestão Social que busque a participação de todos os colaboradores;

ü   Promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores;

ü   Promover um ambiente de trabalho seguro, saudável, sem atos discriminatórios;

ü   Integrar a empresa com a sociedade estimulando programas sociais;

ü   Selecionar e monitorar fornecedores para uma adequação da conduta social adequada;

ü   Atender à legislação municipal, estadual, federal, ambientais e trabalhistas, assim como aos requisitos da norma SA 8000, instrumentos internacionais e outros requisitos aplicáveis;

ü   Analisar periodicamente seus Objetivos e Metas;

 

 

 

 

 

 

 

 


MEDIÇÃO E MONITORAMENTO DO SISTEMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

 

Em seu segundo ano de certificação de SA 8000, a Pastore manteve o resultado satisfatório nas duas auditorias periódicas de manutenção do sistema, obtido desde a sua primeira auditoria. Ressaltando que a redução de 50% das ocorrências de não-conformidade e observações com relação ao ano anterior.

O resultado de nossas auditorias internas e externas é um dos nossos indicadores de performance, que contribui para avaliação e implantação de melhorias ao mesmo.

 

 

NÚMEROS DA PASTORE DA AMAZÔNIA S.A.

 

OBJETIVO

MÉDIA ANUAL

Nº de Colaboradores Efetivos

707

Nº de empregos efetivos gerados

183

Nº de dependentes dos colaboradores efetivos

778

Percentual de dependentes dos colaboradores efetivos

110%

Nº de mulheres de colaboradores diretos

244

Percentual de mulheres em relação aos homens

35%

Ensino fundamental incompleto

15

Ensino fundamental completo

86

Ensino médio completo

571

Ensino superior incompleto

17

Ensino superior completo

18

Tempo de empresa até um 1 ano.

218

Tempo de empresa de 1 a 3 anos

220

Tempo de empresa de 3 a 5 anos

141

Tempo de empresa de 5 a 10 anos

80

Tempo de empresa acima de 10 anos

51

Índice de Avaliação de Gravidade (Acidentes de Trabalho)

(dias perdidos/nº de acidentes)

4

Absenteísmo Geral (faltas/atrasos) em percentual

3,9%

Encargos Sociais x Folha

37%

Despesas com alimentação x Folha

11,66%

Despesas com Programas de Saúde x Folha

5,25%

 

EVENTOS SOCIAIS

 

PÁSCOA NO LAR BATISTA JANELL DOYLE

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A Páscoa é um grande momento de partilhar a vida na esperança de um mundo mais solidário, seguro e saudável.

Em 2008 a Pastore deu aos seus funcionários a oportunidade de vivenciar momentos como este junto às crianças do Lar Batista Janell Doyle, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que cuida de crianças vítimas de violência em todos os seus aspectos, encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e Juizados da Infância e Juventude. Participar de simples ações como distribuição de doces e uma tarde de brincadeiras e abraços carinhosos proporcionaram a estas crianças o conhecimento de paz e de harmonia, o verdadeiro sentido da Páscoa.

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JOGOS DO SESI 2008

O esporte uma das principais maneiras de inclusão social. Na prática ele seus participantes a desenvolver sentidos de cooperação, união e trabalho em equipe. A participação de nossos colaboradores nos jogos do SESI foi uma boa oportunidade de aprendizado para aplicação desses sentidos na empresa e em outras áreas de suas vidas.

Jogadores  Faixa

PRINCIPAIS CLIENTES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

INDICADORES DE DESEMPENHO

 

 

OBJETIVO

META

MÉDIA ANUAL

Monitorar a rotatividade de mão de obra (turn-over)

<= a 2%

2,74%

Monitoramento e redução de horas extras

<=6%

8,26%

Reduzir as preocupações procedentes dos colaboradores relativas à responsabilidade social

Monitoramento

7

Reduzir Índice de não conformidades encontradas em auditorias

Máximo 30

9

Buscar a qualificação dos fornecedores em Relação à Responsabilidade Social

>=90%

91%

Reduzir o número de atestados médicos ao mês até 15 dias.

Máximo 100 dias mês

387

Reduzir o índice de doenças excetuadas as de acidente do trabalho

Máximo 2% do efetivo

Indicador em

Re-avaliação

Aumentar índice de utilização de EPI

100%

86,70%

Reduzir o número de dias de afastamento por acidente de trabalho até 15 dias

Máximo 30 dias mês

11

Reduzir o índice de Acidentes do Trabalho e doenças ocupacionais

<30% ACA=3

3

<20% ASA=2

1

Não apoiar atos discriminatórios

Nenhuma ocorrência

0

 

 

 

 

 

LOCALIZAÇÃO

 

Rua Javari, 1045 – Distrito Industrial.

Manaus – Amazonas.

Fabrica